Durante a 70ª Reunião Anual da SBPC, que será realizada em julho, em Maceió, no Estado de Alagoas, a Sociedade Alemã de Amparo à Pesquisa (DFG) vai expor a exposição fotográfica Serra da Capivara – os mais antigos vestigios da povoação na América? [Sierra de la Capibara: os vestígios mais antigos da população na América?] No stand do Centro Alemão de Ciência e Inovação (DWIH).

O Parque Nacional Serra da Capivara, no estado do Piauí, é conhecido por seus sítios arqueológicos únicos e impressionantes pinturas rupestres, que fazem parte do Patrimônio Mundial da UNESCO. Estudos recentes indicam que esses vestígios antigos podem ser os mais antigos sinais de assentamento humano na América.

A exposição reflete o trabalho arqueológico realizado na região e o fascínio que a flora, a fauna, a cultura e as tradições locais, retratadas através do olhar atento do fotógrafo André Pessoa, especializado em registros naturais e científicos, exercitam. O documentário Os primeiros americanos: uma surpreendente descoberta no Brasil, da série Terra X, produzida pela rádio alemã ZDF, também faz parte da exposição e apresenta as últimas descobertas das investigações. arqueológico naquele lugar.

Entre os projetos expostos está O começo da produção de alimentos não-semiáridos do Nordeste brasileiro – ou caso da Serra da Capivara, incentivada a produção de alimentos no semiárido nordestino: o caso da Serra da Capivara. pela DFG e dirigido por cientistas do Instituto Arqueológico Alemão (DAI). O trabalho investiga o surgimento da agricultura na América do Sul e aponta como o desenvolvimento do homem a partir da condição de nômades, coletores e caçadores a sedentários e agricultores possibilitou a formação de sociedades complexas.

A exposição passou pelas cidades alemãs de Berlim e Bonn e revela, em imagens exuberantes, a relevância da Sierra de la Capibara para a arqueologia, a biodiversidade e a cultura. Não apenas limitada às fronteiras do Parque Nacional, a importância de sua herança vai além: pode ajudar a humanidade a escrever sua (pré) história.

Exposição “Sierra de la Capibara: os vestígios mais antigos da população na América?”

Quando?

 23 a 27 de julho, das 09:00 h às 18:00 h.

Onde?

ExpoT & C da 70ª Reunião Anual da SBPC

Stand do Centro Alemão de Ciência e Inovação – São Paulo (DWIH-SP)

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Av. Lourival Melo Mota, s / n, Tabuleiro do Martins

CEP: 57072-900

Maceió – AL

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR