A Prefeitura Municipal de São Raimundo Nonato publicou na noite desta segunda-feira, 27, um vídeo institucional da Prefeita Carmelita Castro (Progressistas) em que ela informa que terá todo cuidado em examinar nos próximos dias a probabilidade de chances do comércio ser reaberto, porém, de acordo com o diagnóstico e o avanço ou não do número de casos confirmados.

Créditos: Divulgação

Em entrevista exclusiva com a Prefeita Carmelita Castro, a reportagem questinou como se dará a formação deste comitê, como será feita a avaliação e se há a possibilidade de prorrogação da quarentena. Em tempo, a Prefeita afirmou que “nenhuma medida será tomada sem uma avaliação técnica segura. A vida das pessoas é o mais importante neste momento”. Segundo a prefeita, as decisões futuras serão baseadas no comportamento da pandemia no município.

“Esse comitê é formado por profissionais da saúde capacitados em avaliar a situação do município neste momento. Nosso decreto tem validade até o dia 30 deste mês, a partir daí serão estudadas as possibilidades de reabertura gradual do comércio. Essa avaliação dependerá muito dos índices de isolamento e também na redução de casos ativos da covid-19. Graças a Deus os pacientes que estão com o vírus não apresentaram nenhuma complicação respiratória e não precisaram de internação hospitalar. Todos cumprem o isolamento e protocolo médico estabelecidos pelo Ministério da Saúde em suas residências”, pontuou.

Sobre a possibilidade de estender o período da quarentena, Carmelita Castro disse que faz parte de um Comitê Regional da Associação de Municípios Piauienses (APPM) e na próxima semana, dia 08 de maio este comitê se reunirá por videoconferência para debater as questões relacionadas a prorrogação de quarentena e outra medidas de enfrentamento ao coronavírus.

“Qualquer decisão que possa ser tomada será baseada em dados técnicos e epidemiológicos e com a preocupação de preservar a saúde e a vida das pessoas. Reconheço as dificuldades dos empresários em manter os seus estabelecimentos fechados, mas precisamos ter garantias de que a população ficará protegida”, disse.

Questionada sobre a estrutura da saúde no município a Prefeita Carmelita Castro ressaltou que estão montadas na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), cinco (05) leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) específicos para o tratamento de pacientes que venham a ter complicações respiratórias decorrentes da covid-19.

Estas Unidades de Terapia Intensiva estão equipadas para atender pacientes com a covid-19, não estando habilitadas somente para atendimentos de complicações renais ou seja, que precisem realizar hemodiálise. As UTI’s estão equipadas com bombas de infusão, monitor, ventilador mecânico, respiradores, maca e sistema de entubação.

Unidades de Terapia Intensiva estão equipadas para atender pacientes com a covid-19.

Neste domingo, 26, o município de São Raimundo Nonato recebeu uma ambulância equipada com UTI, para que havendo a necessidade do transporte de pacientes com Covid-19, o procedimento possa ser realizado com as garantias que um leito com respirador proporciona. Além do veículo, também foram enviados respiradores mecânicos, camas hospitalares, insumos e suprimentos.

“Os leitos que temos aqui em São Raimundo Nonato são específicos para o tratamento do coronavírus que seguem um padrão do Ministério da Saúde. Quero tranquilizar a população e pedir para que não acreditem em fake news ou em pessoas que só pregam o ódio nas redes sociais. Estamos trabalhando para garantir o suporte a toda população”, finalizou Carmelita Castro.

Ambulância equipada com UTI para atender pacientes com a covid-19 em São Raimundo Nonato e região.
Equipe de profissionais de saúde na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Raimundo Nonato.
Deixe seu comentário
FONTEDa Redação - Luan Ribeiro
COMPARTILHAR