Foto: Alepi.

Morreu nesta segunda-feira (13), em Teresina, o ex-deputado estadual Juraci Leite. Ele estava internado em um hospital particular onde enfrentava um tratamento há dez dias contra a covid-19. O ex-parlamentar tinha 88 anos e exerceu oito mandatos no Legislativo. A esposa dele, Jandira Leite, faleceu no mês passado.

Natural de Pedro II, Juraci Leite se formou em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará.  Foi professor do Instituto Federal do Piauí e da Universidade Federal do Piauí, além de diretor do Colégio Estadual Zacarias de Góis, o Liceu Piauiense. Ele completaria 89 anos no dia 24 de setembro.

Segundo o deputado estadual Wilson Brandão, que também é de Pedro II, o ex-parlamentar chegou a ser entubado ontem, mas não resistiu e veio a falecer nesta segunda. O deputado lamentou a morte do amigo.

“Deixa uma grande lacuna na política do Piauí. Foi um grande deputado. Priorizava a suas bases e tinha uma atenção especial pelos amigos”, afirmou.

Na política, Juraci Leite se elegeu deputado estadual em 1982 pelo extinto PDS. Foi reeleito no pleito seguinte já pelo antigo PFL. O ex-deputado se elegeu ainda em 1994, 1998, 2002 e 2006.

Já filiado ao DEM foi novamente reeleito em 2010, deixando a sigla posteriormente e migrando para o PSD. Em 2014, o então parlamentar desistiu de disputar novamente uma cadeira na Assembleia Legislativa do Piauí, casa ontem ocupou o cargo máximo de presidente.

No dia 22 de dezembro de 2014, a Alepi homenageou Juraci Leite no seu último dia de mandato. Em seu discurso, falou de seus estudos no colégio Diocesano, depois em São Luis e por último em Fortaleza, onde contou com o apoio de seu padrinho, Tertuliano Brandão. O deputado disse que, já formado em odontologia, foi trabalhar inicialmente em Piripiri, onde ficou apenas por três meses, mudando-se para Batalha. Foram 28 anos na profissão e 32 como deputado estadual.

Juraci fala sobre desistência de candidatura em 2014

Deixe seu comentário
FONTEHérlon Moraes - Cidade Verde
COMPARTILHAR