A equipe de ciclismo Bora Dotô realizou na noite deste sábado (01/06) o seu arraiá no Clube dos 30 ao som do sanfoneiro Netinho do Acordeom em São Raimundo Nonato. O evento contou com a presença dos atletas que fazem parte da equipe, com comidas típicas, brincadeiras, quadrilhas, muito som de qualidade e clima familiar.

“Mesmo ocorrendo em todo o País, na região Nordeste essa tradição é muito mais forte. Ela é uma parcela significativa para nós nordestino, aqui a gente se identifica mais. As danças, as comidas, as bebidas são muito da nossa região”, afirma Leandro Veiga, um dos ciclistas da equipe.

Origem

Essa tradição vem das festas pagãs antes do cristianismo, quando os povos antigos festejavam em agradecimento e invocação de alguns deuses por boa colheita. Quando a Igreja Católica se tornou uma instituição mais forte na Europa Ocidental durante Idade Mé- dia, ela organizou essas festas e deu essa atribuição aos santos do catolicismo, Santo Antônio, comemorado dia 13 de junho, São João Batista, no dia 24 e São Pedro no dia 29. No Brasil, as festas juninas chegaram com a colonização dos Portugueses. Para alguns, a comemoração se dá em homenagem aos santos; para outros se trata de um momento onde a tradição cultural é relembrada.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR