A maior emissora de televisão pública da Alemanha e uma das maiores da Europa, a ZDF, acaba de ganhar o prêmio VerCiência 2018 com um documentário sobre a Serra da Capivara, localizado na região sudeste do Piauí. A solenidade de premiação aconteceu neste sábado (10/11), no Museu do Amanhã (RJ).

O troféu da premiação foi entregue pela vice-governadora do Piauí, Margarete Coelho,   aos responsáveis pela produção, Peter Prestel (roteiro e direção), Uwe Weibrecht (produção executiva) e ao pernambucano e piauiense de coração André Pessoa, fotógrafo  conhecido mundialmente por fotografar a Serra da Capivara.

O filme, que faz parte da série “ Terra X” e recebeu tradução, adaptação e dublagem em português dos profissionais do Grupo Meio Norte de Comunicação, é um dos mais completos documentários sobre as pesquisas científicas realizadas no Parque Nacional da Serra da Capivara e já foi reproduzido para 4,3 milhões de europeus. Agora a produção segue em exposição no Museu do Amanhã, juntamente com uma mostra fotográfica de André Pessoa.

O documentário, gravado em 2016, teve apoio do Governo do Estado do Piauí. Durante a solenidade de premiação, a vice-governadora Margarete Coelho falou da importância do documentário para a divulgação do Estado. “Fico muito feliz porque ao divulgar as pesquisas do Piauí e confrontar com as de outros países, o roteiro mostra o quanto é forte a teoria de Niéde Guidon, que luta de forma incansável pela comprovação de sua tese e preservação da Serra da Capivara”, destacou a vice-governadora.

Ao receber a premiação, o produtor alemão Peter Prestel, também destacou o trabalho da arqueóloga, que em sua opinião, transformou o parque arqueológico em uma reserva reconhecida mundialmente. “Esse documentário mostra a história de um equipe que luta com unhas e dentes pela manutenção do parque. É uma contribuição incrível para a divulgação do Piauí”, destaca.

O documentário, além de mostrar as pesquisas realizadas por cientistas e arqueólogos, traz cenas de reconstituição da pré-história. Através de um vídeo reproduzido na solenidade, Niéde Guidon anunciou para o dia 19 de dezembro a inauguração do Museu da Natureza. O complexo cultural vai propor uma verdadeira imersão pela história natural do nosso planeta, desde o surgimento da vida até os dias atuais, abordando o protagonismo do clima na trajetória do ser humano e a influência do homem nas condições climáticas.

Fotografias de André Pessoa ficam em exposição até janeiro

Após a solenidade de premiação, a mostra “Serra da Capivara: os mais antigos vestígios da povoação americana?”, com fotos de André Pessoa, ficará em exposição no Museu do Amanhã até janeiro de 2019.

André Pessoa tem 25 anos de fotografia dedicada ao Piauí,  com um forte viés de conservação, de defesa dos menos favorecidos e de divulgação do grande potencial do  Estado. O fotógrafo trabalha para as principais publicações do Brasil e do exterior, entre elas, a revista National Geographic. Além de divulgar a Serra da Capivara para o mundo , a fotografia de André Pessoa foi responsável pela criação do Parque Nacional da Serra das Confusões e pela preservação da Serra Vermelha, ameaçada pela produção de carvão . “A exposição é uma oportunidade para que o brasileiro conheça todo o nosso potencial turístico” , destaca André Pessoa.

Por Carolina Durães, do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR