Em um momento tão crítico onde todos os esforços são direcionados ao combate do Coronavírus, são inadmissíveis ações que incentivem a violação dos decretos e normas vigentes, comprometendo o bem-estar da população. Lamentavelmente, foi este tipo de atitude, que aconteceu no interior do Piauí,  na cidade de João Costa incentivada pelo Diretor da Escola Estadual Joaquim Malaquias , o Sr. Gilson Dias Rodrigues. Ele gravou abertamente um vídeo e fez circular pelas redes socias, onde mostra a aglomeração de várias pessoas reunidas em um bar, sem a mínima preocupação no cumprimento das medidas de segurança recomendadas pelo Ministério da Saúde e pelos decretos e normas vigentes.

O vídeo foi gravado pelo próprio diretor, neste domingo (10/05), gerando una grande revolta na população do município, que vem colaborando no enfrentamento a pandemia. Na farra, nenhum dos participantes fazem uso de máscaras, colocando em risco a saúde de varias pessoas.

A Prefeitura Municipal de João Costa repudiou o vídeo e lamentou que ainda existam pessoas inconsequentes e transgressoras das normas editadas pelo Governo Estadual e Municipal. Informou ainda, que o Comitê de Gestão juntamente com a Vigilância sanitária já estão adotando as medidas para interdição imediata do estabelecimento comercial, bem como, de levar ao conhecimento do Ministério Público para a adoção de medidas judiciais.

A reportagem recebeu a informação que o vídeo já encontra-se nas mãos do Ministério Público. No que cabe a Prefeitura Municipal, a Vigilância Sanitária já tomou as devidas providências e o estabelecimento foi interditado e lacrado por violar Decreto Municipal n°. 25/2020, vigente desde 23 de março de 2020 que dispõe sobre novas medidas de emergência de saúde pública, no âmbito do Município de João Costa, entre elas a suspensão de atividades não essenciais, visando o enfrentamento à ameaça de propagação do novo coronavírus (COVID-19). O Decreto teve sua vigência prorrogada pelo Decreto nº 023/2020, bem como, dos Decretos Estaduais nº 18.901, de 19 de março de 2020, nº 18.902, de 23 de março de 2020, nº 18.913, de 30 de março de 2020, nº 18.947, de 22 de abril de 2020 e do decreto nº 18.966, de 30 de abril de 2020.

Local aonde ocorreu a cena foi interditado.

Cabe o repúdio a ações que violam não apenas as leis, mas atentam contra a saúde e a vida de todos os cidadãos. Não se trata da luta de uma só pessoa, mas a luta é de todos contra esse inimigo invisível! Esperamos que as pessoas continuem a denunciar ações irresponsáveis como essa, e que autoridades ajam com o rigor da lei.

O Piauí registrou nesta terça-feira (12) o maior número de mortes por Covid-19 em 24 horas, foram oito óbitos, segundo o boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). Ao todo, o estado tem 57 mortes e 1.612 casos confirmados. No Piauí, 304 pacientes estão internados, sendo 201 estão em leitos clínicos, 101 em leitos de UTI e outros 2 em leitos de estabilização, com suporte de UTI para casos mais graves.

Decretos determinam distanciamento social

Deixe seu comentário
FONTEInformações SaoRaimundo.Com
COMPARTILHAR