Considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco desde 1991, o Parque Nacional Serra da Capivara, no Piauí, é uma das mais importantes unidades de conservação arqueológica do país. Parte de sua riqueza histórica, que inclui pinturas rupestres, poderá ser conferida na mostra “Serra da Capivara — Homem e Terra”, que o Centro Sebrae de Referência do Artesanato Brasileiro (Crab), na Praça Tiradentes, inaugura esta quarta-feira (04.10). 


— Há dois anos, o Sebrae Piauí me contratou para criar uma coleção para a cerâmica produzida naquela região. O que fiz foi enaltecer o trabalho dos mestres ceramistas de lá, que utilizam referências locais de fauna e flora, além de reunir raras obras pré-históricas do acervo do Museu do Homem Americano (na foto, urna com 3.400 anos) — conta o designer Renato Imbroisi, que assina a curadoria.

Além das peças históricas e das obras de 32 ceramistas contemporâneos, são exibidos vídeos com imagens do parque, outros sobre as artistas e um último com depoimentos de Niède Guidon, arqueóloga dedicada ao parque há mais de 40 anos, que aprofundam a experiência. 

— Fizemos um roteiro para contar parte da história do parque e da região que o cerca. E o mais importante, tudo com o aval da Niède Guidon.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR