Em um cruzamento de dados feito pela reportagem, utilizando as informações oficias das Secretarias de Saúde Estadual e Municipal sobre o novo coronavírus, foi verificado que dos mais de 28 mil casos diagnosticados no Piauí, apenas 911 ainda estão com a doença. O município de São Raimundo Nonato tem 194 casos ativos dos 911 em todo o Estado, o que representa 21% do total.

O aumento significativo no número de casos confirmados em São Raimundo Nonato se dá ao Programa Busca Ativa implantado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Saúde. A iniciativa combate à pandemia é uma estratégia de reduzir o contágio e principalmente o número de mortes.

O Secretário de Saúde Jussival Júnior explicou que a Prefeitura fortaleceu o rastreamento ao ampliar a oferta de teste rápido da Covid-19. Se o paciente testar positivo, a equipe de saúde fica responsável por agendar o teste dos seus familiares. “Nós também ligamos para pessoas com Covid-19 que foram notificadas com a doença em outros estabelecimentos e fazemos todo o monitoramento”.

“O programa Busca Ativa protege as pessoas em grupo de risco, garante que, através de um amplo exame,  vá até o paciente e ali identificando você pode tratar mais cedo  e evitar que a Covid-19 se agrave, evitando a propagação do coronavírus”, disse o secretário.

NÚMEROS TOTAIS EM SÃO RAIMUNDO NONATO

O Painel informa que o município já realizou 3.679 testes rápidos e 158 exames laboratoriais. Dos 158 exames de laboratório 123 foram descartados e 35 confirmados. Já dos 3.679 testes rápidos, 515 deram positivo e 3.164 foram negativos.

São 550 casos confirmados, 353 recuperados e 03 óbitos. Dos 550 confirmados, 194 ainda estão com a doença, destes, 04 permanecem internados em leitos clínicos na Unidade de Pronto Atendimento do município. 58 profissionais de saúde já foram infectados pela doença. 57,5% dos exames positivos foram em pessoas do sexo feminino e 42,5% do sexo masculino. 72,76% dos pacientes não apresentam nenhum tipo de comorbidade e 27,24% tem algum tipo de comorbidade.

Deixe seu comentário
FONTELuan Ribeiro - Da Redação
COMPARTILHAR