Desde o último registro em 15/05 até ontem 28/05, o município de São Raimundo Nonato teve uma curve crescente em relação ao número de infectados pela covid-19, elevando novas contaminações de 30 para 55 casos confirmados. O número preocupa as autoridades sanitárias e a população em geral, pois a ascendência da curva tem sido alarmante.

Dentre os infectados, estão profissionais da saúde, pessoas da zona urbana e rural. O risco passa a ser maior quando se trata da infecção daqueles que atuam diretamente na linha de frente no combate ao novo coronavírus, pois com os “heróis” abatidos, a população poderá sofrer ainda mais.

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado na noite desta quinta-feira, 28, duas pacientes do sexo feminino estão em ambiente hospitalar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Uma em leito clínico, uma senhora de 68 anos. Já uma idosa de 70 anos está na Unidade de Terapia Intensiva UTI/Covid-19, sob cuidados médicos.

Decretos determinam distanciamento social

Para evitar a contaminação pelo vírus, o isolamento social e medidas emergenciais foram determinadas por meio de decretos do governo do estado e das prefeituras, como no município de São Raimundo Nonato, para que a população fique em casa e evite ao máximo ir às ruas. Aulas em escolas e universidades, a maioria das atividades comerciais, esportivas e de serviços em geral estão suspensas por tempo indeterminado.

Serviços essenciais como farmácias, postos de combustíveis e supermercados continuam mantidos mas estão regulamentados. O atendimento em clínicas, hospitais e laboratórios, assim como o funcionamento de escritórios de advocacia e contábeis também foram liberados mediante cumprimento de regras.

O uso de máscaras em locais públicos tornou-se obrigatório em todo o estado. Policiais fazem abordagens nas fronteiras do estado a ônibus e veículos particulares.

Prevenção, contágio e sintomas

Lavar as mãos de forma correta, uso de álcool em gel, sempre usar máscaras, evitar contato pessoal e aglomerações de pessoas são algumas das orientações para evitar o contágio da doença.

É importante também ficar atento quanto aos principais sintomas (tosse seca, congestão nasal, dores no corpo, diarreia, inflamação na garganta e, nos casos mais graves, febre acima de 37° C e dificuldade para respirar).

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR