Créditos: ASCOM/Divulgação.

A Prefeitura de São Raimundo Nonato vem investindo na compra de testes rápido com o objetivo de identificar de forma precoce quem esteja contaminado com o Covid-19, principalmente em casos  “pré-sintomático” (em que alguém que testou positivo para o vírus, ainda não desenvolveu sintomas) e assintomáticos (alguém que vai passar todo o curso da doença, até seu sistema imune eliminar o vírus, sem manifestar sintoma nenhum.)

Cerca de 10% da população já foi testada, de acordo com os dados do Painel Epidemiológico desta terça-feira, 30. Segundo o IBGE, o município de São Raimundo Nonato, com dados do censo 2010 tem 32.327 habitantes e uma população estimada (2019) de 34.710 pessoas. Destas, 3.012 já realizaram exames laboratoriais (LACEN/PI) ou testes rápidos para o diagnóstico do novo coronavírus, o que equivale 9,37% da população total.

O Estado do Piauí, composto por 224 municípios, segundo dados do Painel Epidemiológico da Sesapi, realizou 106.781 exames, divididos entre 88.660 testes rápidos e 18.121 amostras testadas no Lacen, o que equivale a 3,3% da população piauiense. O Estado possui, segundo censo do IBGE de 2010 3.118.360 habitantes e uma população estimada (2019) de 3.273.227 pessoas.

De acordo com a Prefeita Carmelita Castro a realização desses testes é imprescindível para isolar esses casos e evitar uma quantidade maior do contágio.

“ Se o paciente testar positivo a equipe de saúde orienta esse paciente para que fique isolado e pede que ele informe com quem teve contato, então imediatamente a equipe da saúde entra em contato com essas pessoas e faz agendamento para a realização de testes. Por meio dessa ação identificamos um alto índice de assintomáticos e pré- sintomáticos, o que está nos possibilitando evitar um número maior de pessoas contagiadas”, afirmou a gestora.

Deixe seu comentário