A arqueóloga e cientista Niède Guidon recebeu o título de Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) na manhã desta quarta-feira (10). O título é o mais importante concedido por uma universidade a personalidades eminentes que tenham se destacado por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade. A cerimônia aconteceu na cidade de São Raimundo Nonato, localizada a 520 km de Teresina, onde mora Niède.
Diferente das convencionais cerimônias de concessão de título de Doutor Honoris Causa, a solenidade foi restrita, na própria casa de Niède. Contou com a participação, além do reitor da UFPI, Gildásio Guedes, de alguns representantes da comunidade acadêmica que representam o segmento da arqueologia, área do conhecimento que teve, nas pesquisas lideradas por ela na Serra da Capivara, verdadeiras mudanças de paradigmas.
Niède Guidon agradeceu a honraria e ressaltou a importância do reconhecimento de seu trabalho. Ela também destacou que ainda há muito a ser explorado na região.
“É uma gentileza imensa receber este reconhecimento pelo meu trabalho, mas quem realmente merece isso é o homem pré-histórico, que deixou esse patrimônio fantástico na região da Serra da Capivara. Ainda há muitas áreas a serem completamente pesquisadas e um número fantástico de sítios arqueológicos a serem explorados”, completou.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, enfatizou a importância da Universidade no reconhecimento do trabalho científico: “Este é um momento de preservar, reconstruir e construir o conhecimento aqui aplicado e o legado da doutora Niède. Estamos mostrando um trabalho científico, para que as pesquisas sejam ainda mais reconhecidas, agora no âmbito da Universidade, através da concessão deste título”, comentou.