Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) vai realizar, às 11h desta terça-feira (14), sessão solene em homenagem ao ex-deputado estadual e deputado federal Assis Carvalho (PT), que faleceu aos 58 anos, no dia 05 de julho, na cidade de Oeiras, vítima de infarto.

Conforme o presidente da Casa Legislativa, deputado Themístocles Filho, a data foi definida durante reunião com os parlamentares. “Quem vai encabeçar essa homenagem é o Partido dos Trabalhadores, do qual ele fazia parte, e deverá ser acompanhado pelos demais parlamentares”, explicou Themístocles.

Foto: Reprodução/Facebook.

Trajetória

Nascido no povoado Santo Antônio, em Oeiras, casado e pai de três filhos, Francisco de Assis Carvalho Gonçalves era o mais velho de oito irmãos. Começou a trabalhar muito cedo para ajudar nas despesas da casa, dividindo o tempo entre os estudos e a venda de picolés para incrementar a renda familiar. Na primeira vez que entrou numa escola para estudar tinha 10 anos de idade.

Mudou-se para Teresina, onde continuou os estudos e trabalhou como auxiliar de assentador de vidros, auxiliar de escritório, gerente de lojas volantes até passar no concurso para a Caixa Econômica Federal em 1982. Formou-se em Letras pela Universidade Federal do Piauí no ano de 1997.

Nos anos 90, Assis liderou o movimento pela democratização da comunicação que teve como ponto alto a instalação de rádios comunitárias em todo o Piauí. Ele foi o primeiro presidente da Associação de Rádios Comunitárias do Estado.

Como bancário, alcançou importantes conquistas para a categoria, ao lado de outros sindicalistas que hoje também são destaques na política como Wellington Dias, Simplício Mário, Jesus Alves e Regina Sousa.

Deixe seu comentário
FONTEGP1
COMPARTILHAR