Com a suspensão das feiras públicas e outras práticas de vendas de produtos, agricultores piauienses podem ter acesso a uma linha especial de crédito com limite de R$ 20 mil por produtor familiar. Uma delas é o Pronaf Emergencial, com taxas de juros de 4,6% ao ano, com prazo para pagamento de três anos.
A medida garante que os agricultores familiares tenham possibilidade de financiamento do Pronaf Emergencial para assegurar despesas emergenciais na propriedade para custeio da atividade, recompor sua estrutura produtiva e a renda da famílias.
O crédito pode ser contratado até o dia 30 de junho.
“O governo federal vai precisar do apoio de todos os Estados e levando em consideração as necessidades e peculiaridade dos agricultores familiares, estamos trabalhando para auxiliar na formulação e execução de medidas que levem soluções para agricultura familiar e, desta forma, tentar prevenir grandes dificuldades para o setor”, afirmou a superintendente de Programas para Agricultura Familiar da SAF, Patrícia Vasconcelos.
A medida concede um ano de carência e mais dois anos de pagamento, totalizando um prazo de três anos.
Para médios produtores, é possível financiar até o limite de R$ 40 mil por produtor, com juros de 6% ao ano, com o mesmo prazo de pagamento de 3 anos, incluída a carência.
Linhas de Crédito
As medidas relacionadas às linhas de crédito foram aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), e publicadas no dia 9 de abril de 2020. Por meio da resolução 4.801, as contratações ao amparo dessas linhas se estendem até o dia 30 de junho de 2020.
Para acessar a linha de crédito da agricultura familiar, é necessário que o agricultor tenha ativa a sua Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).