O Projeto Social do Rally dos Sertões, a S.A.S (Saúde e Alegria nos Sertões) atendeu mais de 2 mil pessoas incluindo recreação, consultas e exames. De acordo com a equipe da S.A.S as ações só foram possíveis graças ao engajamento do time de voluntários, entre eles médicos, dentistas, cirurgiões, engenheiros, biólogos, comunicadores e a Prefeitura de São Raimundo Nonato.
Na área de saúde, foram triadas 302 mulheres na ginecologia, com 123 atendimentos, 10 ultrassons, 111 exames preventivos e 4 outros procedimentos.  Houve um total de 498 crianças triadas na oftalmologia, com 222 consultas completas e 120 pares de óculos doados pela GrandVision e Fundação Abióptica.  Na odontologia, 469 crianças foram triadas e passaram pelas aulas de escovação. Foram 189 pacientes, com 464 procedimentos de vários tipos.  Na área dermatológica, foram realizadas 243 consultas e 10 cirurgias.
Também foram realizadas ações para a alegria da criançada, mais de 900 crianças estiveram no Ceti Moderno brincando, lendo livros e revistas doados pelos apoiadores, assistindo ao cinema itinerante do SAS Brasil e recebendo vermífugo na ação com os voluntários super-heróis. Aliás, o time este ano teve 36 voluntários de São Paulo, Campinas, Anápolis, Goiânia e Belo Horizonte.
O SAS Brasil também realizou uma série de atividades educativas para a população. 59 mulheres estiveram nas palestras sobre saúde feminina. 89 professores da rede pública das cidades estiveram no curso de primeiros socorros e prevenção de acidentes na infância. Dois projetos novos foram um sucesso: o teatro e oficina sobre violência contra a mulher, com 55 pessoas participando, e a capacitação sobre violência no ambiente escolar, em que 82% dos professores do ensino fundamental I e II de São Raimundo Nonato participaram: mais de 230 pessoas.
O SAS Brasil fez ainda o plantio de 40 mudas nativas da cidade, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, para compensar a emissão de carbono da caravana, que este ano contou com 9 carros, 1 moto e a carreta com o contêiner consultório do projeto.
A Prefeita Carmelita Castro Agradeceu a todos que participaram dessa ação. “É com enorme satisfação que agradeço a todos que se engajaram nessa grandiosa ação que trouxe inúmeros benefícios para a população da nossa cidade. Era notória a alegria de todos em poder está recebendo de forma gratuita tantos benefícios. Não posso deixar de agradecer também a equipe da prefeitura, das secretarias; da Educação, Saúde, Assistência Social, Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura, pois a equipe de cada uma dessas pastas se dedicou a essa ação, cada um fazendo sua parte que resultou em tantos benefícios, estão todos de parabéns”, disse.
Deixe seu comentário
COMPARTILHAR