Transposição: População cobra solução para falta d’água em São Raimundo Nonato
O deputado estadual Franzé Silva realizou audiência pública no município para discutir os problemas de abastecimento e a transposição do rio São Francisco

O deputado estadual Franzé Silva (PT) realizou, nesta sexta-feira (17), em São Raimundo Nonato, audiência pública para tratar sobre a transposição do Rio São Francisco para o território do Piauí e sobre os problemas relativos à falta de abastecimento de água na cidade.
“Tenho recebido, nas minhas redes sociais, várias denúncias de populares reclamando da péssima qualidade da água e da falta de abastecimento em São Raimundo Nonato. Há relatos de mau cheiro e de locais que estão há 60 dias sem água na torneira. É inaceitável”, pontua Franzé.
O parlamentar informou que irá discutir o problema de São Raimundo Nonato e de todos os municípios com a Águas do Piauí. Franzé destaca a necessidade de união de esforços com a população e a classe política, para acelerar a obra da transposição do rio São Francisco.

“Depois de muita luta, conseguimos incluir o Estudo de Viabilidade Técnica da Transposição para onPiauí no Programa de Aceleração do Crescimento. Com isso, vamos agilizar a conclusão dessa etapa e antecipar a inclusão do projeto executivo no Novo PAC”, assinala.
Canal de Integração do Sertão Piauiense
O Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica, Ambiental e Social (EVTEAS) visa à construção do Canal de Integração do Sertão Piauiense, também conhecido como Eixo Oeste, que incrementará as disponibilidades hídricas na região da fronteira seca do estado do Piauí, a partir do Lago de Sobradinho (Bahia), por meio da transposição das águas do Rio São Francisco para as bacias hidrográficas dos rios Canindé e Piauí.
Municípios diretamente beneficiados
De acordo com os estudos preliminares, a transposição vai beneficiar, diretamente, 26 municípios (24 deles, no Piauí, e 2, na Bahia). Indiretamente, toda a região do semiárido, com mais de 80 municípios e mais de um milhão de habitantes, será beneficiada. Os municípios diretamente beneficiados são:
1. Alegrete do Piauí
2. Belém do Piauí
3. Campo Alegre do Fidalgo
4. Capitão Gervásio Oliveira
5. Caridade do Piauí
6. Coronel José Dias
7. Curral Novo do Piauí
8. Dirceu Arcoverde
9. Dom Inocêncio
10. Francisco Macedo
11. Jacobina do Piauí
12. Lagoa do Barro do Piauí
13. Massapê do Piauí
14. Padre Marcos
15. Patos do Piauí
16. Paulistana
17. Queimada Nova
18. São Francisco de Assis do Piauí
19. São João do Piauí
20. São Julião
21. São Lourenço do Piauí
22. Simões
23. Vila Nova do Piauí
24. Remanso-BA
25. Sento Sé-BA
26. São Raimundo Nonato
Por Edjalma Borges






