Geral

Alunos da Univasf, Campus de São Raimundo Nonato lançam livro “Arqueologia da Guerra”

Quem seriam esses guerreiros da serra? Como seria a sua cultura de guerra e por quais motivos estabeleciam seus conflitos e vinganças? 
Para conseguir essas respostas, quatro grandes profissionais se reuniram numa maravilhosa empreitada, a de interpretar as pinturas rupestres da Serra da Capivara que representam motivos de guerra. Para isso, Gabriel Frechiani de Oliveira, Michel Justamand, Pedro Paulo Abreu Funari e Vanessa da Silva Belarmino aceitaram a árdua e criteriosa tarefa de analisar as representações sociais da guerra. 

O livro Arqueologia da Guerra: representações de conflitosnas cenas de pinturas rupestres no Parque Nacional Serra da Capivara São Raimundo Nonato/PI traz consigo um sentido paradigmático único, esclarecedor e inspirador. Revela o que de melhor existe em análises sobre representações sociais de conflitos e animosidades entre grupos dos diferentes matizes culturais, a muito tempo dispersos na memória materializada daqueles paredões agrestes.

Obra intrigante que nos leva a questionar um antigo paradigma da Arte Rupestre no Brasil: – “de quanto valem as nossas interpretações judaico-cristãs ocidentais sobre as milenares culturas do sertão piauiense? ” E, de fato, não podemos deixar de nos posicionar, como revela Pedro Paulo Abreu Funari: “Se o conflito e a subjetividade fazem parte tanto da evidência quanto de sua interpretação, é inevitável a multiplicidade de interpretações e não se pode evitar tomar posições.” (Em o capítulo O estudo arqueológico dos conflitos sociais, p. 25). 

Trata-se então de uma obra pioneira, questionadora e rompedora de paradigmas que por décadas impediram as mais variadas interpretações sobre as representações sociais nos paredões da Serra da Capivara. Não apenas em relação a guerra, mas do que dizer dos painéis repletos de rituais xamânicos e de magia, painéis de exuberante sexualidade e, ainda, daqueles em que crianças brincam em movimentadas cirandas.

Prof. Dr. Marlon Borges Pestana: 

 https://www.alexaloja.com/arqueologia-da-guerra-720435509xJM

Deixe seu Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo