O governador Wellington Dias (PT) afirmou na manhã desta quarta-feira (16) que o objetivo dos partidos é registrar a federação entre PT, PSB, PV e PCdoB até o dia 2 de abril, pelo menos um mês antes do prazo final para o estabelecimento da união, conforme última decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
“Há todo o esforço para registrar até 02 de abril já a federação, coincidir o entendimento com o prazo legal para a decisão partidária. Esse é o esforço dos quatro partidos para que a gente chegue a entendimento”, declarou.
O petista, que atua como um dos articuladores da federação, avaliou que existem “chances reais” da aliança se concretizar com os quatro partidos. Para ele, é possível superar os impasses que ocorrem entre PT e PSB em Pernambuco e São Paulo e que tem travado o firmamento do acordo.
“Os problemas que têm, têm solução teve uma agenda que avançou e há chance é muito grande de ter uma federação com os quatro partidos”, acrescentou.
Entraves para federação
Caso a federação seja aprovada, o novo grupo político só poderá ter um candidato a governador por estado.
Em São Paulo, o PSB quer lançar o ex-governador Márcio França e o PT, o ex-prefeito Fernando Haddad.
França propôs contratar uma pesquisa em maio só com os dois nomes para decidir quem irá às urnas, porém, encontra resistência entre petistas.
Novo teatro em Teresina
As declarações do governador foram dadas durante visita a reforma de um espaço que será transformado em Teatro e Escola de Artes no bairro Parque Piauí, zona Sul de Teresina.
Também estiveram presentes o secretário de Cultura, Fábio Novo (PT); o coordenador do Pro Piauí, Rafael Fonteles (PT), além dos deputados Merlong Solano (PT) e Francisco Costa (PT).
Deixe seu comentário