Já que vamos falar de contabilidade consultiva, melhor começarmos abordando a pergunta sobre o que é contabilidade?

Seguindo a linha teórica e tudo o que vamos aprender ao longo dos anos de estudos, podemos dizer que contabilidade é uma área responsável por fazer toda a leitura dos acontecimentos financeiros, variáveis e outros fatores que estão correlacionados ao patrimônio de uma determinada empresa.

Continuando nesta mesma linha de pensamento, é a vez de falarmos dos contadores, que são aqueles profissionais responsáveis que analisam e cuidam da saúde financeira e até mesmo geral de uma empresa.

Por muito tempo os contadores eram equiparados a despachantes, com obrigações de cumprir apenas as formalidades legais que envolvem um negócio, mas quem atua nesta área nos dias de hoje, sabe que isto não é mais assim.

Os contadores passaram a envolver-se mais com o negócio, e começaram a participar da gestão financeira das empresas, seja por meio de consultorias  ou suporte a fim de garantir que elas estejam de acordo com a lei e possam focar no que realmente importa, o crescimento. E aí é que entra o termo tão conhecido e falado no mundo dos negócios que é a Contabilidade Consultiva. E é a partir de agora que começamos a destrinchar mais este assunto para vocês!

Conceito de Contabilidade Consultiva

Resumindo ainda mais o que falamos anteriormente, a contabilidade consultiva funciona como um diálogo constante entre contador e empresário, ainda mais tendo a tecnologia e a contabilidade online como facilitadores.

Nesta situação, podemos dizer que o contador atua como um sócio da empresa porém sem efetivamente tem uma parte, pois ele tem a função de acompanhar em tempo real o crescimento do negócio, a fim de ajudá-lo nas tomadas de decisões e auxiliando na soluções de problemas que vão surgindo com o desenvolvimento do negócio.

Mas não podemos pensar que é somente uma obrigação do contador ir atrás de todas as informações.

O empreendedor como citamos deve tratar esta consultoria como uma sociedade, uma vez que possui a “obrigação” de sempre alinhar sobre todas as movimentações e andamento da empresa.

Dinamicidade, esta é uma palavra fundamental para que a contabilidade consultiva funcione realmente,  uma vez que o profissional contábil precisará fazer com que o contato com cliente seja o mais dinâmico possível, para que desta maneira conseguem em conjunto traçar métodos e técnicas que sejam capazes de analisar toda a movimentação e gerar indicadores  para o planejamento estratégico.

Qual a importância deste método de trabalho? 

Com a chegada da pandemia da Covid-19, muitas empresas acabaram entrando em falência por conta de todos os problemas que foram gerados com reduções de horário, medo, entre outros transtornos que o Corona vírus causou.

Esta questão acabou ligando um alerta, e com isso pesquisas começaram a ser realizadas, apontando que umas das principais causas de todo esse aumento no número de falências veio principalmente pela falta de acompanhamento.

Que a movimentação financeira de uma empresa é um dos principais pilares do negócio todo mundo já sabe, e é através dela que o profissional que está atuando em conjunto com o empreendedor conseguirá identificar excesso de dívidas, queda nos resultados entre outros fatores que mostram que o negócio não está indo bem e que corre grande risco de falir.

Por este motivo é muito importante que os contadores que atuam neste tipo de atividade, prezem muito por esses detalhes.

Endereço

A Império Contábil está localizada à Rua José Licínio da Silva, 167, Bairro Umbelina, São Raimundo Nonato. Telefone para contato: (89) 99409-3771. E-maiil: contato.imperiocontabil@gmail.com

 

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR