Escândalo de boca de urna em São Lourenço do Piauí ganha destaque na imprensa nacional
Depois de repercutir em todo o Estado do Piauí, o escândalo da “boca de urna” nas eleições de São Lourenço do Piauí ganhou destaque também no Sistema de Jornalismo da TV Bandeirantes. O caso vem chamando a atenção desde o dia 17 de dezembro, quando em decisão liminar de primeiro grau, o juiz eleitoral Dr. Carlos Alberto Bezerra Chagas da 13ª Zona, suspendeu a diplomação do prefeito e vice eleitos do município, por captação ilícita de sufrágio.
“A fala do prefeito eleito representa verdadeiro deboche com a Justiça Eleitoral e com as demais instituições democráticas, visto que, além de ter cometido o ilícito eleitoral, o próprio infrator o revelou de forma pública, chamando-o de belíssimo trabalho de boca de urna”, declarou Carlos Alberto Bezerra Chagas.
O juiz explicou que compra de votos e boca de urna são crimes previstos na Lei das Eleições. O agente está sujeito a penalidades, cassação do registro ou do diploma.
Imediatamente, os eleitos recorreram da decisão e conseguiram um Mandado de Segurança, expedido pelo Desembargador Dr. Agliberto Gomes Machado do Tribunal Regional Eleitoral, autorizando a diplomação dos eleitos, suspendendo a decisão do juiz de primeiro grau.
“Ainda que os considere fortes, como menciona o próprio juiz, neste momento, sua decisão está embasada em indícios e tais elementos são frágeis para suprimir o direito dos eleitos à diplomação”, escreveu o juiz.
“Friso, por outro lado e por óbvio, que nada impede que haja a cassação dos respectivos mandatos ao fim do trâmite processual da multicitada representação”, escreveu o juiz.
O caso tem repercutido na mídia regional, estadual e agora, na mídia nacional. Veja o vídeo abaixo:






