A taxa de letalidade por infecção pelo novo coronavírus na cidade de São Raimundo Nonato até o momento é de 0,53%, de acordo com inquérito sorológico feito pela gestão de saúde municipal. A adesão ao Programa Busca Ativa tem sido o fiador da baixa taxa letal, pois configura a diminuição expressiva das subnotificações e descobre a infecção ainda no início. A taxa de letalidade no Brasil é 4%.

O inquérito sorológico apresenta o real cenário de letalidade na cidade. É um dado de enorme importância para a montagem da estrutura de saúde, para os próximos passos de enfrentamento da pandemia na cidade. Os dados do inquérito sorológico levam em conta testes realizados em todas as regiões da cidade – até o momento, foram 4.013 exames entre testes rápidos e laboratoriais.

O objetivo tem sido descobrir e mapear não apenas os casos sintomáticos, mas também os assintomáticos – ou seja, todas as pessoas que já têm anticorpos contra o novo coronavírus.

O teste rápido é uma importante estratégia, inclusive uma das principais recomendadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). O município tem 561 casos confirmados, 393 pacientes recuperados e 03 óbitos.

A reportagem fez o comparativo com o município de Paracuru do Estado do Ceará, onde tem uma taxa de letalidade de 6,22% e uma baixa realização de testes e exames, com 466 casos confirmados e 29 óbitos, o município realizou 878 testes, um número bem menor que São Raimundo Nonato, que já testou cerca de 12% de toda população.
Deixe seu comentário
COMPARTILHAR