A Secretaria Municipal de Saúde de São Raimundo Nonato, registrou pela terceira vez, desde o início da pandemia de coronavírus, que há mais pacientes curados do que casos ativos. A informação está no balanço divulgado na noite deste sábado, 20.

Um total de 91 pacientes já estão recuperados da COVID-19 no município. Além disso, o município registra 79 casos ativos, aqueles que descartam os curados. No balanço, o município registra 03 óbitos. Dos casos ativos, 03 estão em ambiente hospitalar em leitos de UTI/Covid-19 e 76 cumprem isolamento domiciliar sem apresentarem sintomas mais graves.

CONFIRA PAINEL

Pacientes recuperados tem garantia de imunidade?

Os números de pessoas que se recuperaram da Covid-19 é importante para entendermos a evolução da doença, mas ainda não explica uma dúvida comum entre pesquisadores e especialistas: passar pela doença garante anticorpos, ou uma imunidade, contra o vírus no futuro?

E, se garantir os anticorpos, por quanto tempo eles serão capazes de proteger o corpo contra esse vírus? Meses, anos? Essas são perguntas para as quais ainda não há respostas certas ou diretas.

Conforme lembra o médico imunologista Marcello Bossois, ainda não se sabe também se o vírus pode ficar em estado de latência no organismo humano, como é o caso também da catapora.

“O vírus fica no organismo e pode se manifestar mais tarde como herpes-zóster. Mas também tem a hipótese de o vírus estar em mutação e, apesar de produzir os anticorpos de memória, eles não seriam suficientes para proteger de outras mutações”, explica o médico, que reforça que boa parte das informações relacionadas ao novo coronavírus são hipóteses, e não consenso.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR