O Museu da Natureza fica no município de Coronel José Dias, no Parque Nacional Serra da Capivara. O projeto partiu da arqueóloga Niède Guidon, com colaboração de Marcello Dantas, que também participou da criação do Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.

Marcello contou ao Piauí de Riquezas que o desejo de criar o Museu da Natureza surgiu durante a pesquisa para o Museu do Homem. “Surgiu um conteúdo fascinante sobre a história da natureza, sobre como as espécies, a vida, a vegetação, como tudo isso se desenvolveu e que conhecimentos foram agregados com isso”, explicou.

Museu da Natureza, no Piauí — Foto: Reprodução /TV Clube.

O curador afirmou que a pergunta estrutural do museu é “a natureza obedece a quem?”. “A resposta é o clima. A cada vez que ele muda espécies surgem, espécies desaparecem, a vegetação muda, a paisagem muda e toda a estrutura de vida”, contou.

O especialista explicou que, especificamente, na região da Serra da Capivara há evidências nítidas das transformações climáticas que o mundo passou nos últimos milhares de anos.

“Isso é importante porque estamos exatamente nesse momento passando por uma mudança climática. Então entender que a história é feita por essas transformações é muito importante”, declarou Marcello.

A diferença é que essa mudança agora está sendo provocada pelo homem. O museu tem formato espiral e mostra, em 12 salas, com auxílio de exposições, fósseis e tecnologia, a criação do universo.

Além de ter espaço com simuladores de realidades virtuais, onde visitantes podem sentir a experiência de sobrevoar a natureza.”Como se você fosse uma andorinha, voando sobre o relevo, sobre o espaço”, relatou Marcello.

Niède Guidon disse que ainda há muito a ser descoberto na região e, por isso, é preciso dar continuidade às pesquisas e ao desenvolvimento.

“A Serra da Capivara é uma região única no mundo e o que eu queria era que tudo ficasse pronto para que as pesquisas continuem para que essa maravilha atraia turistas para garantir o desenvolvimento da região”, ressaltou.

Deixe seu comentário
FONTEG1
COMPARTILHAR