Todos os anos o ICMBio divulga amplamente seus processos de seleção para a formação das Brigadas de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais nas Unidades de Conservação Federais.
Nos anos anteriores os processos seletivos foram realizados em duas etapas presenciais. A primeira, eliminatória e classificatória para o número de vagas, com testes de aptidão física e de habilidade e uso de ferramentas agrícolas. A segunda etapa, por meio de curso teórico-prático de 40 horas com presença integral e nota de aprovação.
Neste ano, no entanto, em virtude da pandemia do CONVID-19, em consonância com as medidas adotadas pelo Governo Federal, Governos Estaduais e Municipais para evitar ou reduzir a transmissão e a infecção do vírus, a metodologia de seleção foi alterada e não serão adotados os testes e o curso presencial. A seleção ocorrerá por análise de currículo dos candidatos, segundo os critérios estabelecidos nos Editais.
Para a chefe do Parque Nacional da Serra da Capivara, Drª Marian Rodrigues, o Parque irá contar com um contingente maior de contratações “ e a novidade desse ano é que o número de vagas aumentou ( 24 contratações) e a contratação da maioria será de dois anos, podendo prorrogar para mais um ano, ou seja, serão 3 anos em vez de apenas 6 meses. A doutora Marian Rodrigues, ainda completou que nesse novo contrato as funções dos brigadistas serão ampliadas.
“Mesmo nesse momento difícil em que o Brasil e o mundo vêm passando, nós não paramos. Estamos, incansavelmente, trabalhando (home Office) cada vez mais para melhoria do nosso Parque e inclusão das pessoas da comunidade, oferecendo oportunidades de renda e cidadania, com foco na preservação e sustentabilidade”, completa.
VEJA EDITAIS: