Ameivula ocellifera é capturado em armadilhas de interceptação e queda instalada na Serra da Capivara. (Foto:Acervo/ICMBio)

O Programa de Pesquisa e Monitoramento do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Répteis e Anfíbios (RAN), do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), realiza o monitoramento de lagartos em duas unidades de conservação com o bioma da caatinga.

_

Os dados coletados compõem uma série histórica, que já soma 8 anos. O resultado é de 1.665 lagartos de 27 espécies registrados no Parque da Serra da Capivara, no Piauí, e de 2.638 lagartos de 25 espécies na Estação Ecológica (Esec) Raso da Catarina, na Bahia. As informações coletadas visam alertar para possíveis alterações na frequência de captura e distribuição das espécies em resposta às mudanças climáticas e outras pressões antrópicas. Assim é possível informar aos gestores das unidades de conservação sobre a necessidade de adaptar as estratégias de manejo para a conservação, melhorando a efetividade das unidades na preservação da biodiversidade.

_

As amostragens de lagartos ocorrem duas vezes por ano, na estação da chuva e na estação seca. A captura é feita com armadilhas de interceptação e queda enterradas, num total de 100 armadilhas em cada unidade. As armadilhas são revisadas diariamente por 10 dias consecutivos e os animais capturados são registrados e soltos no mesmo local. Em 2019, foram realizadas quatro expedições. As duas unidades de conservação (Parna da Serra da Capivara e Esec Raso da Catarina) foram escolhidas por serem consideradas áreas prioritárias para conservação da biodiversidade, por terem fragmentos bem preservados do bioma caatinga e, ainda, por conterem alta diversidade e a presença de espécies endêmicas.

_

O Programa de Pesquisa e Monitoramento promove e executa ações de pesquisa, visando o planejamento das unidades de conservação federais e seus entornos, além de áreas estratégicas para a conservação da Herpetofauna (ramo que estuda os répteis e anfíbios) ameaçada. Entre essas ações, o RAN executa também, desde 2012, o projeto Monitoramento de Squamata (pertencente à classe dos répteis) em Unidades de Conservação Federais no Bioma Caatinga, uma iniciativa piloto para o programa de monitoramento do ICMBio (Monitora), executado, incialmente, na Esec Raso da Catarina e no Parna Serra da Capivara.

_

Comunicação ICMBio

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR