O governador Wellington Dias assinou a ordem de serviço e execução para a retomada das obras da BR 235, subtrecho da divisa Bahia/Piauí, entroncamento da BR 135, em direção a Guaribas, Bom Jesus e Caracol. A via liga os territórios piauiense, maranhense e baiano. A obra que tem início imediato está sendo executada pela Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans), por meio de convênio firmado entre o Governo do Estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Segundo o governador Wellington Dias, essa é uma importante obra que liga essa região de Caracol, também a São Raimundo Nonato, Guaribas. “Essa é uma região de turismo, de mineração, que tem um comércio importante”, pontuou. O chefe do executivo piauiense relatou que devido à sinalização do início das obras, já há empresas compromissadas em se instalar na região para explorar minérios, em especial o fosfato, que é abundante na região e que outras atividades econômicas serão possíveis com a conclusão da BR 235. Essa é um obra bastante esperada pela população. Ao todo, serão 150,7 km de asfalto, onde serão investidos aproximadamente R$ 2 milhões.

Na oportunidade, o chefe do executivo piauiense lembrou de todo os esforços e apoio da bancada federal que teve um importante papel para a liberação de recursos, independente de partidos políticos. “Agora, é começar e terminar. A empresa contratada tem um perfil de terminar todas as obras. Sei da importância dessa obra”, declarou Dias.

O Deputado Estadual Hélio Isaías ressaltou que A ordem é de início imediato para a execução da rodovia no subtrecho da divisa Bahia/Piauí, entroncamento da BR 135, em direção a Guaribas, Bom Jesus e Caracol. “Uma obra bastante esperada pela população, de 150,7 km de asfalto, que vai levar mais desenvolvimento e crescimento econômico para a região”, declarou.

O senador Marcelo Castro ressaltou que esta é uma das obras mais importantes para o Piauí, para o Nordeste e para o Brasil. “A BR 235 começa em Sergipe, atravessa a Bahia, chega ao Piauí e vai até Gilbués, onde também será feita a ponte sobre o rio Parnaíba. É uma estrada de integração nacional”, comentou. Marcelo Castro acrescentou que é o atual presidente da Comissão Mista de Orçamento e disse que já há recursos assegurados e estão trabalhando para que sejam colocados mais recursos por parte do orçamento da União. “É uma estrada estratégica na região onde mais se produz fosfato que é importante para a produção de grãos. Ela vai permitir a escoamento da produção para toda a região do Matopiba”, comentou.

O secretário de Estado da Administração e Previdência, Merlong Solano lembrou que, além de ser uma via estratégica para o agronegócio, o governador Wellington Dias dá sequência ao comprimento de sua promessa de interligar todos os municípios, através de uma estrada asfáltica. “Guaribas é um dos poucos municípios que ainda não tinha essa ligação. Hoje, ele (Wellington Dias) dá mais esse passo para honrar com seu compromisso de governo”, destacou o gestor.

O ex-prefeito de Caracol, Nilson Fonseca, o Nilsão, falou da sua alegria pela retomada da obra. “Essa é uma BR que vai interligar Caracol com São Raimundo Nonato, mas também com outros estados. Iniciou ainda na minha gestão e devido a problemas orçamentários não foi concluída. Agora, vibramos em ver que em breve estará finalizada”, destacou.

O morador, Luís Neto Braga, também está esperançoso com a construção da estrada. “Vai melhorar o comércio, o mercado, a produção. Aqui era muito isolado. Pegávamos 54 quilômetros de estrada de chão para ir para Guaribas. Quando estiver concluída vai ser 100% melhor para todos”, ressaltou.

O secretário de Estado dos Transportes, Gustavo Aquino enfatizou que a obra vai atrair de imediato geração de emprego e renda para a região e gerar maior desenvolvimento para o município de Guaribas. “A curto prazo, vai reduzir a distância de transportes em relação à área da reserva de minério de fosfato até a região dos cerrados piauienses, reduzindo em aproximadamente 280 km, reduzindo custos e viabilizando grandes investimentos para a região que produz 160 mil toneladas de fosfato, por ano”, disse.

Na oportunidade a deputada federal Rejane Dias informou que serão alocados recursos de emenda parlamentar para a realização de 5 mil metros de calçamento em Caracol e enfatizou que a bancada federal tem trabalhado a pedido do governador para trazer mais recursos para o estado.

 

Deixe seu comentário
FONTERepórter: Tamyres Rebeca
COMPARTILHAR