A operação “Pedra Furada” apreendeu 151 animais, sendo 130 aves silvestres, 19 galos combatentes e dois jabutis na região de São Raimundo Nonato.  O resultado da operação foi divulgado dia 23 de agosto pelo Batalhão de Polícia Ambiental. Além desses, os policiais localizaram 15 kg de carne de caça silvestre para consumo humano, o que é proibido.

O comandante do Batalhão da Polícia Ambiental, coronel Carlos Teixeira, ressaltou que a operação envolveu o novo comando de policiamento ambiental que irá atuar dentro do Parque da Serra da Capivara e região.

Cerca de 36 policiais participaram da ação. O coronel Teixeira esteve presente na operação, que serviu como um curso na prática aos policiais integrantes do novo comando ambiental.

Dentre os animais vivos e abatidos, 25 estão na lista de animais em extinção, como o tatu bola (abatido), jacu-de-barriga-castanha e o bicudo verdadeiro. A ação também aprendeu seis armas de fogo, 14 munições, uma motossera, um pé de maconha e seis motos com chassis adulterados. Foram aplicados três termos de circunstanciado de ocorrência.

“A operação ocorreu durante toda a quinta com os policiais da nova Companhia de Policiamento Ambiental, instalada na Serra da Capivara. Os policiais já receberam uma viatura nova e vão atuar no combate a caça ilegal e outros crimes ambientais”, disse o coronel Teixeira.

Parte dos animais apreendidos estão soltos dentro do Parque da Serra da Capivara. Os que precisaram de cuidados foram encaminhados para uma clínica especializada em animais.

Aves apreendidas na operação:

09 AZULÕES
05 BICUDOS
11 BIGODES
12 CANÁRIOS
12 CASACAS
11 CHICOS-PRETO
11 JANDAIAS
14 GALOS-DE-CAMPINA
04 MARRECAS
03 PAPAGAIOS
02 PINTASSILGOS
06 SABIÁS
20 POMBINHAS
01 SOFREU
01 CORDONIZ
05 JACUS-DE-BARRIGA-CASTANHA
01 ARARA-VERMELHA

Carlienne Carpaso

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR