A Secretária Municipal de Educação de São Raimundo Nonato Silmara Oliveira concedeu uma entrevista coletiva e falou sobre ações da pasta e do retorno às aulas neste segundo semestre.

Sobre a alimentação escolar, Silmara destacou que a merenda escolar conta com cardápio diversificado e saudável, com acompanhamento pela nutricionista da secretaria. Nas escolas em Tempo Integral se oferece lanche inicial, almoço e lanche final. Destacou ainda que, todas as merendeiras receberam os seus EPIs para garantir segurança e qualidade no trabalho.

Em relação ao transporte escolar, a Secretária falou sobre o recebimento de um ônibus escolar com acessibilidade e capacidade para 60 passageiros, ampliando a frota escolar.

Ainda segundo ela, atualmente a SEMEL conta com duas psicólogas e dois psicopedagogos para atender os alunos e professores da rede municipal. Esses profissionais realizam acompanhamento dos alunos nas escolas e atendimento no prédio da secretaria de educação. “A rede municipal possui duas Salas de Recursos Multifuncionais tipo 1, prestando um serviço importantíssimo para alunos nas unidades escolares Epitácio Alves Pamplona e Edson Dias Ferreira”, pontuou.

Um dos destaques do avanço na educação, estão as reformas, e ampliações de escolas para melhor atender os alunos e professores. “Fizemos uma pequena reforma no prédio da secretaria e organizamos as salas por setores para melhor atender a comunidade e garantir um ambiente de trabalho mais organizado”, frisou.

Sobre as escolas em tempo integral, a rede municipal, atualmente conta com três escolas funcionando em Tempo Integral, garantindo ampliação da jornada escolar. As três escolas são na zona rural e atendem educação infantil (na Fontenele), Ensino Fundamental (no Novo Zabelê e Novo Horizonte). “A implantação de escolas em tempo integral é um cumprimento da meta 6 do Plano Municipal de Educação”, afirmou.

Silmara falou também sobre o investimento em projetos e programas educacionais na rede municipal de ensino. “Desde o início da gestão que a Secretaria de Educação desenvolve um Projeto de Leitura junto às escolas com o objetivo de incentivar os alunos o gosto pela leitura e escrita. A culminância do projeto ocorre no Sarau Literário, que esse ano será de 3 dias, onde os nossos alunos e professores apresentam um resumo das atividades desenvolvidas nas escolas ao longo do ano. O Sarau Literário é um momento muito importante de integração entre as escolas da rede municipal e de valorização das ações que são desenvolvidas em cada escola”, destaca.

Sobre ações voltadas ao Meio Ambiante, a secretária falou sobre a realização da “Semana Municipal do Meio Ambiente. “Em junho realizamos a Semana Municipal do Meio Ambiente, com participação total das escolas e das famílias dos nossos alunos. Esse projeto tem sido desenvolvido desde 2017, procurando conscientizar os alunos e tornar as nossas escolas mais sustentáveis em relação ao meio ambiente”, disse.

Sobre a Formação Continuada em Serviços para os profissionais da educação, ela enumerou uma série de investimentos e incentivos que vem realizando a frente da pasta.

“A Secretaria de educação implantou um plano de formação continuada para os professores do ensino fundamental e da educação infantil. Onde são realizados encontros Formativos na própria secretaria para estudo e reflexão sobre a prática em sala de aula.Firmamos parceria com o IFPI para formação das merendeiras e zeladoras que atuam na rede municipal de ensino. Elas fazer um curso de teoria e prática, e desenvolvem receitas com base no cardápio da merenda escolar. Também firmamos parceria com a UNIVASF, por meio do Projeto de Extensão de autoria do Professor Itamar, para formação dos professores de Ciências com o tema Serra da Capivara: nossos espaços culturais, conhecimento científico e práticas pedagógicas. Oferecemos um curso de capacitação para os motoristas do transporte escolar. O curso foi uma parceria entre a Secretaria de Educação, o Serviço Social do Transporte (SEST), e aconteceu entre os dias 10 de julho e 01 de agosto. Esse curso foi muito importante para melhor capacitar os motoristas do transporte escolar para melhor atender os nossos alunos, de forma segura, respeitosa e eficiente”, pontuou.

Durante a entrevista, ela também destacou mais alguns pontos importantes que estão sendo realizados pela Secretaria de Educação. São eles:

PROGRAMA EDUCA MAIS SÃO RAIMUNDO

  • Nesse mês de agosto, vamos lançar o Programa Educa Mais São Raimundo Nonato. O programa que já foi aprovado no legislativo tem como objetivo oferecer uma educação integral para os alunos, com mais tempo na escola e atividades diversificadas, e será desenvolvido em duas ações:
  • A primeira, que dá seguimento as ações já desenvolvidas desde o início do ano pela Secretaria de Educação, é a Formação dos Professores, gestores e coordenadores pedagógicos e o acompanhamento mais próximo da secretaria nas escolas;
  • A segunda ação é o acompanhamento pedagógico dos alunos, especialmente em Língua Portuguesa e Matemática. Além disso, os alunos participarão de atividades recreativas, de esporte e lazer.

– SISTEMA DE INFORMATIZAÇÃO DA REDE MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

  • Iniciamos o segundo semestre letivo com a implementação do SISTEMA DE MATRÍCULAS, NOTAS E CADASTRO DE PROFESSORES E ALUNOS da rede municipal de educação.
  • Com esse sistema a rede municipal de ensino estará integrada e organizada de modo que a Secretaria de Educação poderá acompanhar o desempenho dos alunos, a quantidade de alunos que precisa e utiliza transporte escolar, os pais podem ter acesso ao boletim dos seus filhos, entre outras funções.
  • Desse modo, as escolas estarão informatizadas e a vida escolar dos alunos poderá ser acompanhada pela secretaria de educação.

– TRABALHO EM REDE

  • A Secretaria de Educação se organizou e tem realizado um trabalho em rede, integrando todas as escolas e realizando o acompanhamento pedagógico por meio das coordenações técnicas.
  • Esse trabalho tem sido importante tanto para o processo de ensino-aprendizagem, como para o avanço da educação em nosso município.

– REVITALIZAÇÃO DOS LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA DAS ESCOLAS

  • Os técnicos da Secretaria de Educação estão realizando o trabalho de revitalização dos laboratórios de informática das escolas, atualizando os sistemas dos computadores e a internet nas escolas.
  • Ontem recebemos 40 computadores do Programa de Recondicionamento da UNIVASF. Fizemos uma parceria com essa instituição levando professores para se capacitarem na UNIVASF de Petrolina e poderem trabalhar com esses recursos.

DISPONIBILIZAMOS INTERNET WIFI NA PRAÇA DO RELÓGIO como uma maneira de promover a inclusão digital dos moradores que frequentam a Praça;

“Quero reafirmar o compromisso da gestão Carmelita Castro, por meio da Secretaria de Educação para garantir o direito de aprender a todos os alunos matriculados nas escolas da Rede Municipal de ensino”, finalizou.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR