No Piauí, 86.6% dos estudantes de graduação da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e do Instituto Federal do Piauí (IFPI) têm renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. A média nacional da renda dos graduandos é de R$640.

Os dados são da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), divulgados nessa quinta-feira (16/05). Na data, a entidade apresentou a V Pesquisa do Perfil do Graduando das Universidades Federais. O dados traçam o perfil de 424 mil estudantes do ensino público superior.

Dentre os estudantes que participam das atividades acadêmicas, apenas 24,1% são renumeradas. Os recursos vão para programas de monitoria, Programas de Iniciação Científica e Tecnológica (Pibic) e Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti).

Já os programas de assistência estudantil beneficiam 30% dos graduandos das universidades públicas federais de todo o país. A pesquisa diz que 17,3% recebem apoio para alimentação, 9,4% possuem uma bolsa permanência, 8,2% são beneficiados com transporte, 7,5% contam com auxílio moradia, 3% recebem atendimento psicológico, 2,9% são inseridos em programas de atendimentos médicos, 2,1% são apoiados com material didáticos e apenas 1,8% contam com atendimento odontológico.

O perfil de gênero mostra que 54,6% do alunado é do sexo feminino e 45,1% masculino. Já 64,7% dos estudantes brasileiros declararam que estudaram integramente ou em tempo preponderante em escolas públicas no Ensino Médio. Já 35,3% revelaram que vieram de instituições privadas.

Apenas 1,3% dos graduandos afirmam que não dominam o uso do computador. Já o uso da biblioteca ocorre duas ou três vezes na semana para 26,7%, outros 23,25% disseram visitar o local pelo menos uma vez na semana. E outros 21,6% disse que não utiliza o espaço.

Deixe seu comentário
COMPARTILHAR