Prefeito mostra vídeo na APPM com 100% da barragem seca e impressiona com falta de água e perda agrícola

O prefeito de Fartura do Piauí, Orlando Costa, trouxe um vídeo mostrando a crise hídrica no município, fazendo um alerta às autoridades sobre a seca e a perda agrícola. A gravação foi mostrada durante reunião com prefeitos na manhã desta terça-feira(8) na APPM.
No vídeo, o prefeito diz que não tem água potável para os 2.500 habitantes e pede ajuda às autoridades.
“Não temos água na torneira para nada, não tem água para tomar banho, jogar em banheiros, para lavar e nem água potável. Estamos vivendo uma das piores secas e pedimos medidas emergenciais”, afirmou Orlando Costa.
O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, informou que 129 municípios decretaram emergência devido à seca e 14 cidades já solicitaram emergência.
“A gente convocou a Defesa Civil Nacional, o MDS, a Defesa Civil Estadual, o Governo do Estado, a SAF, a SASC, para que a gente, em conjunto com a APPM, com os municípios, a gente possa buscar ações concretas o mais rápido possível para que cheguem aos municípios. A situação é crítica. Acho que é uma coisa histórica que aconteceu no Piauí, uma seca em pleno mês de abril. E a gente está muito preocupado”, disse o presidente da APPM.
Participa da solenidade, Regina Sousa (Sasc), Washington Bonfim (Planejamento), Nerinho (Defesa Civil), Fábio Abreu (Agropecuária), Rejane Tavares (Agricultura Familiar).
O governo do Estado anuncia operação carro-pipa, Seguro Safra e recursos para emergência.
Francisco Santos teve perda de quase 100% da safra
O prefeito de Francisco Santos, Edson Carvalho (PSD), informou que praticamente 100% da safra está perdida no município.
“Este ano foi um dos piores. Eu acho que nos últimos dez anos foi o pior ano e estamos vivendo momento muito difícil. O forte do município é o caju, a mandioca, feijão, milho. São pequenos produtores que dependem da venda desses produtos até para sobreviver e tiveram perdas agrícolas. Espero que o governo adote ações para a levar rendas as famílias”, disse o prefeito.