FMS vai liberar emendas parlamentares retidas para ajudar a aliviar a crise financeira do Hospital São Marcos

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) vai liberar R$ 3,8 milhões oriundos de emendas parlamentares destinadas por deputados federais ao Hospital São Marcos. A medida foi anunciada nesta segunda-feira (28) pelo presidente da FMS, Charles da Silveira, durante reunião na Assembleia Legislativa (Alepi), com o presidente da Alepi, Severo Eulálio (MDB); o líder da Bancada Federal, deputado Merlong Solano (PT); o secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz; representantes do São Marcos; o deputado Henrique Pires (MDB) e o ex-deputado Luciano Nunes. A medida atende a um pleito de Merlong, um dos deputados federais que estava com emendas retidas na FMS desde a gestão do ex-prefeito Dr. Pessoa.

Merlong explica que a liberação das emendas, que estavam travadas por questões burocráticas, representa um alívio à grave crise financeira que o hospital vem enfrentando há alguns anos, mas não resolve o problema. “Estamos buscando soluções imediatas para a grave crise financeira que o Hospital São Marcos vem enfrentando. Eu e outros deputados havíamos destinado emendas para o hospital em anos anteriores e essas emendas estavam travadas na FMS. Hoje em reunião com o presidente Charles da Silveira, ele nos informou que a liberação das emendas já está em andamento. É um alívio, mas não resolve a situação. Primeiro porque o valor está bem aquém das necessidades do hospital, segundo porque as emendas foram destinadas para fins específicos que precisam ser respeitados, mas chegam como uma ajuda. Agora vamos avaliar as medidas que serão tomadas para que se solucione o problema a médio e longo prazo”, explicou o líder da Bancada.
Tratativas com o Ministério da Saúde
Merlong confirmou que técnicos do Ministério da Saúde chegarão nesta segunda-feira em Teresina e amanhã (29) terão encontros com os representantes do Hospital São Marcos; com o presidente da FMS, Charles da Silveira; e com o secretário estadual de Saúde, Antônio Luís. A vinda dos técnicos ao estado ficou acordada em reunião no Ministério da Saúde na última quinta-feira (24).
“Os técnicos do Ministério da Saúde desembarcam em Teresina hoje à noite e amanhã terão audiências com a Secretaria Estadual de Saúde, Hospital São Marcos e a Fundação Municipal de Saúde para o acerto final. Dessas conversas e dos levantamentos de dados oficiais sairá o diagnóstico do Ministério da Saúde e as soluções que serão pactuadas. A gente vai seguir acompanhando para que se chegue a uma solução para resolver o problema a curto, médio e longo prazo”, enfatizou Merlong.