Em entrevista, Avelar Ferreira mente sobre dados do coronavírus em São Raimundo Nonato

O candidato a prefeito Avelar Ferreira (PSD), concedeu entrevista à Rádio Serra da Capivara na tarde desta quarta-feira, 11, e deu declarações sem comprovação científica sobre dados estatísticos referentes ao número de óbitos provocados pela covid-19. Na sua fala, o candidato afirmou que São Raimundo Nonato teria o maior número de mortes proporcionais no Brasil.
Com informações oficias da Secretaria Municipal de Saúde, o município de São Raimundo Nonato, possui 2.071 casos confirmados da doença e 18 óbitos, além de 1.936 pessoas recuperadas. Com base nos dados, o município tem uma taxa de mortalidade equivalente a 0,86% dos totais de infectados, contrariando assim a fala do candidato Avelar Ferreira.
Coletando dados do Ministério da Saúde, o Brasil possui 5.701.283 casos confirmados, 162.842 óbitos, além de 5.064.344 pacientes recuperados. A taxa de mortalidade no Brasil é equivalente a 2,85%.
Comparando os dados de São Raimundo Nonato, com o Brasil e com a pequena cidade de Água Branca, que possui 1.022 casos confirmados e 46 óbitos, tendo uma taxa de mortalidade equivalente a 4,5%, o município não possui o maior número de mortes proporcional do Brasil, o que torna a informação do candidato totalmente equivocada.
O dado comparativo mostra que a taxa de mortalidade de São Raimundo Nonato está bem abaixo do nível nacional e estadual. Nesta quarta-feira, o Secretário de Estado de Saúde do Piauí informou que o Hospital Regional receberá mais 05 UTIs, passando das 15 atuais para 20, oferecendo uma maior estrutura da rede para atender o território Serra da Capivara.
*Os dados coletados estão disponíveis nos Painéis Epidemiológicos do Ministério da Saúde, Secretaria Estadual de Saúde do Piauí e das respectivas cidades comparadas.






