Geral

Prefeita Carmelita Castro destaca importância da busca ativa em São Raimundo Nonato

A Prefeitura de São Raimundo Nonato, em parceria com o Governo do Estado do Piauí já fez mais de 3 mil testes, entre rápidos e exames de laboratórios para detectar a infecção por coronavírus. O trabalho de testagem começou em março e intensificado no começo deste mês de junho. Os pontos de testagem no município estão divididos entre a UBS do Bairro Aeroporto, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Regional Senador José Cândido Ferraz.

A testagem rápida tem gerado um quadro mais realista da propagação do coronavírus na cidade. Graças ao trabalho está sendo possível conhecer o comportamento da Covid-19 e, dessa forma, A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a 12ª Regional de Saúde está estabelecendo estratégias mais efetivas no combate à doença. A Prefeita Carmelita Castro e o Secretário de Saúde, Jussival Júnior concederam coletiva de imprensa na tarde de ontem, 23/06.

A prefeita Carmelita Castro lembra que o plano da Prefeitura seguiu as experiências estaduais, nacionais e internacionais com a testagem em massa. O município vem testando 54 pessoas a cada 1.000, um número superior ao que acontece no Estado, que testa 25 pessoas a cada 1.000.

“São Raimundo Nonato foi a primeira cidade do Território Serra da Capivara a enfrentar com força o coronavírus e, dessa forma, estamos conseguindo evitar uma tragédia humanitária e sanitária até aqui. Foram diversas ações como a realização da testagem rápida, sanitização de comunidades, além das medidas sociais. A adesão ao Programa Busca Ativa tem nos ajudado a salvar vidas. Resumindo, quanto mais testes, menos mortes”, enfatiza Carmelita Castro.

O secretário municipal de Saúde, Jussival Júnior, destaca a importância da testagem para montar um mapa da evolução da doença pela cidade, desde a faixa etária das pessoas que estão adoecendo, até o bairro com maior grau de contaminação.

“Já foram mais de 3 mil testes realizados em parceria entre as secretarias estadual e municipal de saúde. Essa ação é fundamental para termos mais clareza de como está a curva de contaminação no município e acompanhar diariamente o plano de transição para o novo normal”, diz o secretário.

Deixe seu Comentário:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo